terça-feira, 20 de outubro de 2009

Jantar Popular em frente à ASAE no dia 22 de Outubro‏

Menssagem do GAIA


Na passada quinta-feira (dia 15 de Outubro) e, a celebrar o dia da Alimentação e o dia internacional contra o Mac-Donalds, o Jantar Popular deslocou-se ao Rossio e mostrou que há hamburguers muito mais deliciosos, saudáveis e éticos que os que a marca Mac Donalds vende! Mais de 100 pessoas jantaram em frente ao Mac-Donalds do Rossio, dançaram, cantaram, tocaram instrumentos musicais, mostrando que o momento de nos alimentarmos é também um momento também social.

Esta semana vamos jantar na Avenida Conde de Valbom em frente à sede da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) em protesto simbólico pela necessidade de reavaliação dos parâmetros de segurança alimentar.

Apesar de não cumprir os requisitos impostos pela lei, o Jantar Popular, bem como tantas outras refeições caseiras servidas num contexto semi-público e sem fins lucrativos, é feito com ingredientes de qualidade e num ambiente de segurança muito superior aos servidos na esmagadora maioria dos estabelecimentos alimentares. Este incumprimento não é deliberado mas impossibilitado pelos mais diversos motivos (dimensão das instalações, por exemplo). Compreendemos a utilidade da regulamentação mas acreditamos na necessidade de adaptação e reavaliação constante da mesma. Pela saúde de todos e do ambiente.



DIA 22 DE OUTUBRO
20H00
AVENIDA CONDE DE VALBOM



* * *

O que é o Jantar Popular?

- Um Jantar comunitário vegano e LIVRE DE OGMs que se realiza todas as Quintas-feiras no Grupo Desportivo da Mouraria

- Uma iniciativa inteiramente auto-gerida por voluntários do Centro Social do GAIA. Para colaborar, cozinhar, montar a sala basta aparecer a uma Quinta-feira a partir das 16h30.



- Um projecto autónomo e auto-sustentável. As receitas do Jantar Popular representam o fundo de maneio do Centro Social do GAIA que mantém assim a sua autonomia.



- Um jantar onde ninguém fica sem comer por não ter moedas e onde quem ajuda não paga. O preço normal são 3 euros.



- Um exemplo de consumo responsável, com ingredientes que respeitam o ambiente, a economia local e os animais.



- Uma oportunidade para criar redes, trocar conhecimentos e pensar criticamente.



* * *
Grupo Desportivo da Mouraria, Travessa da Nazaré, 21

Sem comentários:

Enviar um comentário